Preparando a comercialização no segundo semestre deste ano, o Hyundai i30 N está na fase dos últimos "retoques" do seu desenvolvimento dinâmico, fase particularmente importante e delicada, já que se trata do primeiro modelo verdadeiramente desportivo que a marca coreana irá lançar. E, para isso, todas as "ferramentas" são úteis e válidas até… um dos mais rápidos pilotos do Mundial de Ralis, neste caso Thierry Neuville, piloto oficial da equipa Hyundai Motorsport.
O belga fez uma visita à equipa de engenheiros que está a fazer as últimas afinações do i30 N no norte da Suécia, nas pistas construídas sobre os lagos gelados da região de Arjeplog – centro de testes por excelência onde quase todas as marcas se encontram a cada Inverno… – e sob temperaturas de 30 graus negativos. Aí pôde tomar guiar a nova "máquina" da Hyundai nos limites da aderência e em condições que um normal condutor raramente apanhará, como se pode ver no vídeo. A sua experiência dos ralis, serviu para validar as opções dos engenheiros em termos de afinações e contribuir com ideias para pequenos ajustes.
O Hyundai i30 N terá um motor dois litros turbo com dois níveis de potência, 250 cv na versão, digamos, "normal" e um Performance Pack que elevará aquele valor para os 275 cv. Inicialmente estará equipado com caixa manual de seis velocidades mas, num futuro a médio prazo, anuncia-se uma caixa automática de oito velocidades e dupla embraiagem.
Como se vê, a Hyundai está a levar muito a sério esta sua entrada num segmento "feroz", onde já se encontram máquinas como o VW Golf GTI, Ford Focus ST, Peugeot 308 GTI, Opel Astra OPC, etc.